Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

Confira o artigo do presidente do SindProMark, Pedro Barnabé

Neste 28 de junho, celebramos o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ em homenagem à Rebelião de Stonewall Inn, um marco na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Comemoramos esse dia com um clima de renovação, especialmente agora que nos livramos da presidência de Bolsonaro. SIM!!! Livres de Bolsonaro! Exigimos políticas sociais ainda mais abrangentes para essa população.
Desde 2019, a comunidade LGBTQIAPN+ enfrentou um governo abertamente hostil às nossas pautas. Além das declarações homofóbicas de Bolsonaro, que foram repetidas por seus "seguidores" no parlamento, o então presidente da República cortou o financiamento de políticas públicas voltadas para esse público.
Nos últimos dois anos, enfrentamos a pandemia de coronavírus, que resultou em 700 mil mortes no Brasil, ecoando em todo o país com a conivência de um presidente negacionista, homofóbico, lesbofóbico, transfóbico, machista, racista e misógino. Passamos por um período extremamente desafiador.
Com a maior abertura do governo de Lula para a agenda do movimento LGBTQIAPN+, teremos a oportunidade de discutir as demandas represadas. O que estamos lutando reflete os anseios dessa população que foi deixada de lado. Portanto, apresento alguns pontos da nossa agenda:
Na área da educação, buscamos que as escolas sejam lugares acolhedores, livres de violência e discriminação, em conformidade com a Lei 13.185/2014, que prevê, entre outras coisas, equipes multidisciplinares em cada escola para lidar com casos de violência, discriminação e bullying.
No setor da saúde, queremos que o programa de combate à AIDS seja retomado, pois é referência mundial. Exigimos ações culturais sem discriminação, incentivos, segurança pública com formação adequada para os agentes policiais, a fim de proteger todas as pessoas, inclusive a comunidade LGBTQIAPN+, além de capacitar a população LGBTQIAPN+ e conscientizar os empregadores para que respeitem essa comunidade.
Na área jurídica, queremos a aprovação de leis pelo Congresso Nacional que defendam os direitos dessa população. Vale lembrar que as conquistas que obtivemos até agora foram resultado de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de jurisprudência. Portanto, buscamos leis que nos acolham.
Esperamos que o Presidente Lula, durante o seu mandato, olhe de forma especial para a população T (transexuais e Travestis), garantindo a inviolabilidade de suas vidas, pois o Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis no mundo.
É fundamental implementar políticas públicas efetivas que erradiquem a violência e garantam o direito das pessoas trans de ir e vir, circular livremente e utilizar banheiros públicos de acordo com sua identidade de gênero. Não podemos esquecer que enfrentaremos um Congresso conservador nesse novo ciclo político, o que tornará as pautas mais progressistas mais desafiadoras de serem discutidas.
E é exatamente isso que a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Intersexos (ABGLT) irá pressionar, juntamente com os movimentos sociais e o SindPromark.
Então, celebremos o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, mas não nos esqueçamos de continuar lutando!
Saudações a todos que chegaram até aqui!
Pedro Barnabé Presidente do Sindicato dos Profissionais de Marketing - SindPromark

28/06/2023