RIO 2016 - Tocha olímpica passa por Guarulhos, ABC e São Paulo no fim de semana
Alguns nomes importantes confirmados para carregar a tocha durante o revezamento são os tenistas Maria Esther Bueno e Flávio Sareta, além do nadador medalhista olímpico Gustavo Borges
São Paulo – O revezamento da tocha olímpica chega amanhã (23) ao 82º dia. O trajeto deste sábado contempla as cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano, na Grande São Paulo. Serão percorridos 39,8 quilômetros no total, sendo 10,4 na primeira cidade e 29,4 nas cidades do ABC. No domingo, é a vez do símbolo dos Jogos Olímpicos passar pela capital paulista, onde deve percorrer 55 quilômetros.
A tocha já passou por 272 cidades, em um total de 329 em todo o país, e foi conduzida por 1.211 personalidades. Faltam 14 dias para o início oficial dos Jogos Olímpicos. Neste período o revezamento deve seguir, após a capital paulista, por cidades da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e do litoral norte do estado, até chegar ao Rio de Janeiro, sede dos jogos.
No ABC, 141 condutores carregarão a tocha. Em razão de exigência do Comitê Olímpico Brasileiro, ainda são poucos os nomes revelados que devem conduzir a chama olímpica. “Os nomes foram indicados pelos currículos e históricos”, adiantou Fábio Rubson da Silva, assistente de diretoria da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André.
No domingo, a tocha começa seu percurso pela capital no Parque da Independência, na zona sul da cidade. O trajeto contempla 13 bairros e pontos turísticos importantes, como a Avenida Paulista, o Estádio do Pacaembu, o Parque do Ibirapuera, entre outros. Alguns nomes já foram anunciados, como o da maior tenista brasileira de todos os tempos, Maria Esther Bueno, do medalhista olímpico Gustavo Borges, do cantor Daniel, do tenista Flávio Sareta e da judoca Eleudis Valentin.
O revezamento na capital começa às 7h no Ipiranga e deve passar pelos seguintes bairros: Santo Amaro, Mooca, Centro, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista, Vila Mariana, Ibirapuera, Jardins, Pinheiros e Vila Hamburguesa, onde encerra seu trajeto, por volta das 19h.
Às 16h, na Nova Arena Anhembi, ao lado do sambódromo paulistano, haverá um show de comemoração da passagem da tocha com a participação da cantora Ludmilla e do sertanejo universitário Luan Santana. A próxima cidade por onde a tocha deve passar será São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
por Redação RBA
22/07/2016