Os profissionais estão confiantes. Adversidades podem ajudar a definir o mercado e garantir o desenvolvimento dos que são realmente bons no que fazem.
Após passar por um ano considerado complicado, o mercado
olha para 2016 como um período de grandes desafios. Segundo especialistas, o
momento é de crise, entretanto é justamente aquele que serve para definir o
mercado e garantir o crescimento dos que são realmente bons no que fazem.
Apesar do temor e das inseguranças, uma pesquisa realizada pelo SINDPROMARK,
mostra que os empresários apostam no otimismo para encarar os próximos 12
meses.
Para saber o que os profissionais de marketing esperam e
como se prepararam para 2016, o levantamento ouviu 313 gestores no primeiro
trimestre de 2016. Entre os participantes, 55% são mulheres, 45% são homes, 51%
atuam no setor de Marketing das empresas, 35% ocupam cargo de direção e 31% têm
entre 31 e 42 anos. Apesar do cenário o mercado está confiante com o ano que
inicia e mais de 85% dos entrevistados disseram que suas empresas manterão ou
aumentarão o orçamento de Marketing em relação ao ano anterior.
De acordo com a pesquisa, 79,5% acreditam que as vendas
terão aumento e destes quase 86,5% apostam que o crescimento será de até 30%.
Apenas 7,3% preveem queda, e apostam que ela será até 20%. Pouco mais de 22%
dos respondentes acreditam que o faturamento será igual ao ano de 2015. “Apesar
de todos os analistas apontarem que 2016 será muito complicado e difícil, a
pesquisa mostra que a percepção das pessoas é de que este será um ano bom em
relação ao desempenho da própria empresa. Os profissionais de Marketing estão
otimistas”, comenta o Marqueteiro Marlon Nates , diretor do sindicato e
responsável pela pesquisa.
02/06/2016