Parceria entre EBC e Rádio Brasil Atual reforça a comunicação pública
A Rádio Brasil Atual passa a transmitir com exclusividade para São Paulo o programa Nacional Brasil comandado pelo jornalista Sidney Rezende, que será apresentado de segunda à sexta, das 7h às 10h
São Paulo – A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) acaba de fechar parceria com a Rádio Brasil Atual para transmitir conteúdo em rede nacional, em mais uma iniciativa que reforça a democratização da comunicação e fortalece a rede de emissoras públicas de rádio e televisão, da qual a TVT também faz parte. A cerimônia de lançamento da parceria e do novo programa Nacional Brasil, comandado pelo jornalista Sidney Resende, ocorreu na segunda-feira (25) em São Paulo.
O programa Nacional Brasil estreia na próxima quarta-feira (4), e vai ao ar a partir da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, da EBC, e será apresentado de segunda à sexta, das 7h às 10h. Na grande São Paulo, a coprodução e a retransmissão do programa serão exclusividades da Rádio Brasil Atual. Brasília e região amazônica também serão contempladas.
Sidney Resende diz que a sociedade quer o aprofundamento da democracia e que, para isso, é preciso respeitar a pluralidade de pensamentos. "O nosso slogan é respeitar a forma do outro pensar. Ninguém pode mais impor um pensamento a alguém", falou Sidney ao repórter Jô Miyagui, para o Seu Jornal, da TVT.
Para o diretor-geral da EBC, Pedro Henrique Varone, a parceria com a Rádio Brasil Atual é estratégica e um dos objetivos é trazer um novo olhar para o jornalismo. "É um programa de jornalismo de serviço, com informação, tentando trazer os temas factuais do dia, muitos serviço sobre trânsito, sobre a situação das pessoas, procurando olhar também para as periferias das grandes cidades."
Paulo Salvador, coordenador da Rádio Brasil Atual, considera que essa parceria vai fortalecer a democratização da comunicação e trará ainda mais qualidade ao jornalismo da Rádio Brasil Atual. "O Brasil e os cidadãos ganham ao produzirmos mais notícias. Será um ganho à democratização da comunicação e, portanto, à cultura, ao conhecimento e à cidadania. Vai fazer com que a gente possa viver melhor."
Para o presidente da TVT, Valter Sanchez, o público da grande São Paulo e do litoral paulista vai ganhar um jornal com conteúdo diferente das rádios comerciais tradicionais. "Vamos poder fazer chegar mais longe o nosso príncipio de dar a notícia que os outros não dão."
por Redação da RBA
27/04/2016